Trabalho Final


Documentos analisados:

            Documento 1 – O Diário
            Documento 2 – A Ficha Funcional
            Documento 3 – O Jornal
            Documento 4 – A Foto 1
            Documento 5 – O Vídeo
            Documento 6 – A Máscara
            Documento 7 – A Foto 2
            Documento 8 – A Foto 3

Resumo do trabalho

O presente trabalho busca analisar, a partir de uma ficção, como a análise diplomática e tipológica pode auxiliar na delimitação de um fundo pessoal, assim como no processo de classificação a partir da definição das atividades desenvolvidas pelo produtor. Temos também como objetivo mostrar que uma análise detalhada pode dizer se um documento (que é, basicamente, uma informação registrada em um suporte qualquer) é ou não um documento de arquivo. Analisando o contexto de criação dos documentos e relacionando com o conceito de documento arquivístico (documento produzido e/ou recebido e mantido por pessoa física ou jurídica no decorrer de suas atividades, qualquer seja o suporte, e dotado de organicidade) podemos perceber se são documentos arquivísticos ou itens de coleção.


Resumo da história

Paul Brown, um estagiário de arquivologia é chamado pra trabalhar num arquivo de fundos pessoais e passa a trabalhar no fundo de uma jovem chamada Yun Chimi. Ele então começa a ler seu diário para “entender o produtor dos documentos” e descobrir o porquê de aqueles documentos estarem reunidos.
Yun Chimi havia acabado de sair de um relacionamento, por isso resolveu não chorar mais pelo amor perdido e se dedicar ao seu novo amor: o homem aranha. Ela já era fã dele, mas queria ser um pouco mais que isso; só tinha um problema: ela não sabia quem realmente era o homem-aranha. Então ela resolve iniciar uma investigação por conta própria para descobrir quem ele é e, de tão obcecada por sua investigação, acaba não percebendo o que está acontecendo ao seu redor. Sua investigação começou com umas perguntas a Peter Parker, fotógrafo do Clarim Diário. Apesar de ele sempre dizer que era sorte, ela passou a desconfiar dele mais ainda, pois ninguém tira fotos tão perfeitas, e ele parecia ser da mesma altura que o homem-aranha. A partir de então, ela passa a tirar fotos e colher informações tanto do homem-aranha quanto do Peter Parker.
Depois de um tempo ela descobre a verdadeira identidade do homem-aranha (era mesmo o Peter Parker) e resolve usar isso para chantagear sua esposa, Mary Jane, dizendo que se ela não se afastar de Peter ela irá revelar seu segredo. Mas antes mesmo de ela encontrar Mary Jane, o homem-aranha marca uma coletiva de imprensa e revela sua identidade secreta.
Yun Chimi reuniu todos os documentos que havia coletado e também reportagens que encontrou depois da revelação (recortes de jornal e até um vídeo da coletiva) e os colocou em uma caixa; e enviou tudo (junto com seu diário) para um arquivo, a fim de guardá-los e escondê-los para que ninguém descobrisse sua loucura.
Paul Brown, após ler todo o diário, fez seu serviço de catalogação, análise (tipológica e diplomática) e classificação dos documentos.