sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Capítulo 5 – O Desafio da Memória (Parte III)


Certa vez o quadrinista Viraldo conhecido pelas publicações polêmicas de charges e tirinhas em jornais estava em sua casa e levou um susto quando viu a foto de seu amigo, morto, no Jornal A Bolha de São Luis. Esse não foi nem o começo da sua surpresa. No jornal, estava escrito que seu amigo havia cometido suicídio. Óbvio que ele percebeu que era uma fraude, Zézim amava sua vida, tinha sete filhos, todos com menos de 9 anos, um bom emprego e amava a mulher e os pais. Revoltado, Viraldo fez uma caricatura satirizando os militares, e mandou para o jornal. A caricatura foi publicada no dia seguinte.

Essa é uma história fictícia, quaisquer semelhanças com a realidade são frutos da sua imaginação.

Formulário para Análise Documental 4 (a imagem foi utlizada apenas como referência, a análise foi feita tendo como base a história) 

Denominação do Documento: Caricatura do Suicídio de Zézim.
Denominação da espécie: Caricatura
Data Tópica: Brasil.

Características Internas

Gênero: Imagético e textual.
Suporte: Papel.
Formato: Folha avulsa.
Forma: Original.

Características Externas

Entidade Produtora: Viraldo.
Entidade Receptora: Jornal A Bolha de São Luis.
Função Administrativa: Parte integrante de um exemplar do jornal, que tem como finalidades (entre outras) informar e entreter.
Função Arquivística: Para o produtor, serve como prova da realização de um trabalho; como forma de homenagem a seu amigo; e também uma forma de revolta contra a falta de investigação sobre a morte de Zézim.
Descrição: Ilustração com um homem calvo, pendurado pelo pescoço  por uma corda presa na janela. O homem está vestindo camisa azul clara, floral (flores brancas), calça vermelha e chinelo azul claro. O cenário é cinza e há uma cadeira com apoio lateral como carteira escolar, e uma folha em cima desta. A pele do homem é acinzentada e ele está segurando um copo com líquido amarelo (provavelmente suco ou coquetel), como se estivesse tomando por canudo. Há no copo meia rodela de alguma fruta semelhante à uma laranja ou um limão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário