domingo, 28 de novembro de 2010

Curiosidades - A Jornada do Herói (Primeiro Ato)



Semana livre!!! Mais ou menos, dessa vez o chefinho não nos designou para nenhuma missão, mas como prometido, após a disputa acirrada (unanimidade) e uma quantidade incrível de votos (2), vamos falar um pouco sobre “A Jornada do Herói e as HQs”.

A Jornada do Herói, ou Monomito, é fruto do estudo de Joseph Campbell, que a apresenta no seu livro “O Herói de Mil Faces”, oriundo de sua pesquisa sobre os diversos mitos. Entre diversas outras coisas que se pode encontrar no estudo do monomito vemos que o personagem principal geralmente segue um ciclo denominado de “os 12 estágios da jornada do herói” que até hoje é uma base (consciente ou não) de auxílio para profissionais (ou não né?) que são voltados para a arte de contar histórias.

Os 12 estágios podem ser agrupados em três atos na estrutura de um texto, ficando da seguinte forma:

Primeiro ato:
    Mundo Comum
    Chamado à Aventura
    Recusa do Chamado
    Encontro com Mentor
    Travessia do Primeiro Limiar

Segundo ato:
    Testes, Aliados e Inimigos
    Aproximação da Caverna Oculta
    Provação
    Recompensa

Terceiro ato:
    Caminho de Volta
    Ressurreição
    Retorno com o Elixir

Bem... como são muitos estágios, nós vamos dividir em partes.
Agora chega de enrolação, pois o mundo depende de nós.

Primeiro Ato:
Mundo Comum

Antes de a pessoa ser envolvida ou se envolver em uma aventura, o herói é apresentado em seu cotidiano. Nem sempre tudo foi tão corrido, nem sempre tudo foi tão emocionante. Ele pode ser apenas um adolescente nerd e não popular na escola; um admirador de histórias em quadrinhos; uma criança ignorada (ou até odiada) por todos; um homem que vive normalmente acolhido por um povo que não seja o seu; um cara que foi adotado por um casal de velhinhos; ou simplesmente uma pessoa que vive numa pequena aldeia com a família.

Exemplos: Matt Murdock, mais conhecido como Demolidor, era um garoto que sofria bullying no colégio por causa de seu pai; Peter Parker, mais conhecido como Homem-Aranha, era o nerd do colégio/faculdade e era “zuado” por isso.

Chamado à Aventura

Rotina não é algo interessante, nem ela por si mesma. Quem em sã consciência largaria uma vida calma pra fazer algo que pudesse levá-lo a morte? É nesse estágio que acontece alguma coisa “inesperada” na vida do nosso herói, algo que quebra a rotina dele e mude de alguma forma o jeito como ele vê a vida. Ele passa a ter a chance de fazer algo grande. Pode ser algo pequeno, como a picada de uma aranha radioativa, a descoberta de se ter um monstro dentro de si, um rei que depois de tanto relutar assumir o trono é afrontado, uma guerra que se anuncia.

Exemplos: O já citado Demolidor, que ficou cego devido a um acidente com material radioativo e teve seus outros sentidos ampliados significativamente; temos também o incidente radioativo com os membros do Quarteto Fantástico; um pacto com o Diabo, no caso do Motoqueiro-Fantasma.

Recusa do Chamado

Não é um estagio considerado obrigatório. É aqui que o herói mostra que não é totalmente insano e/ou um pouco covarde. Se ocorrer o a recusa do chamado, em algum momento alguém terá que incentivar o herói. O incentivo não precisa ser no mesmo momento que a recusa, pode acontecer tempos depois. O incentivo pode vir com palavras. Pode ser o pedido de alguém importante. Pode ser um desafio feito.

Exemplos: A relutância de Aragorn, sem O Senhor dos Anéis, em se tornar o Rei de Gondor; os constantes momentos de indecisão de Neo e Harry Potter, a constante dúvida se eles são ou não os Escolhidos, em Matrix e Harry Potter respectivamente; esses momentos de indecisão também podem ser encontrados em diversos super-heróis dos quadrinhos. Em Homem-Aranha o tio de Peter Parker, Ben, ao descobrir que Peter havia ganhado poderes lhe fala “com grandes poderes vem grandes responsabilidades”, mostrando a ele que deveria lutar pelo bem do povo.

Encontro com o Mentor

Essa parte refere-se ao momento em que o herói encontra a pessoa que passa a ser seu conselheiro, o mentor, que pode incentivá-lo a ir para alguma aventura, dar-lhe conselhos que podem ser úteis em suas aventuras e até dar-lhe presentes para a aventura. O mentor pode aparecer de várias maneiras.

Exemplos: Encontro do Demolidor com Stick, que o ensina a lutar e a viver, mesmo sendo cedo; os conselhos de Gandalf a Frodo em O Senhor dos Anéis, de Dumbledore a Harry em Harry Potter, de Alfred a Bruce Wayne, o Batman.

Travessia do Primeiro Limiar

Agora sim vai começar a aventura. Nesse estágio o herói finalmente dá o primeiro passo para a aventura e começa a ir rumo ao desconhecido.

Exemplos: A chegada de Harry Potter em Hogwarts; o início do treinamento de Bruce Wayne; a escolha de Neo entre a pílula azul e a pílula vermelha; a aceitação de Aragorn como legítimo Rei de Gondor.

Bem, este foi o Primeiro Ato, depois postaremos o Segundo e o Terceiro.

Postado por Cibelle Vernay e Wanderson Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário