sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Capítulo 10 - Propaganda Enganosa




As férias foram ótimas, mas mal voltamos tivemos que fazer os exercícios. Chefinho não dá mole...

A historinha está nesse link.

Então vamos responder as questõezinhas ^^

Quem é o produtor do documento? Quem é o titular do documento?

Produtor – Hyundai. No caso do contexto do recorte, o produtor é o próprio leitor.

Titular – Leitor.

Qual a forma do documento?

Forma – Original (múltiplo, no caso da revista).

Qual a função que o documento exerce (nos vários contextos)?

Função – Na revista, tem a função de atrair a atenção dos leitores para que eles comprem o produto. Para o leitor serve como um registro e prova do anúncio.

A cópia autenticada é diplomaticamente e legalmente autêntica? Justifique.

A cópia autenticada é diplomaticamente autêntica, pois ela cumpre todos os pré-requisitos em conteúdo; e também legalmente autêntica, devido à autenticação do cartório.

Podemos afirmar que o anúncio publicado na revista continha informações falsas, uma vez que o vendedor não pode realizar a venda do veículo alegando que o valor apresentado estava abaixo do preço tabelado? Justifique.

Se houver no anúncio restrições quanto à vigência da oferta e quanto aos locais onde a oferta é válida, não podemos afirmar se a informação é falsa, pois não temos informações suficientes sobre o leitor. Porém se tais informações não estiverem contidas no anúncio, este possuirá um conteúdo falso, dado que o leitor não conseguiu realizar a compra.

Como fica, a partir dessas cópias, a autenticidade histórica do anúncio?

O anúncio perde a sua autenticidade histórica, pois as cópias mostram que o conteúdo do anúncio não foi cumprido.

Qual seria o plano de classificação original, de onde o amigo arquivista fez as cópias?

Como o processo foi feito no PROCON, crê-se que os documentos do processo estavam no arquivo do PROCON, classificados dentro da atividade-fim da instituição. Podem também estar no arquivo da Hyundai, junto com os processos que envolvam reclamações de consumidores.

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