Como achamos que vocês leitores devem ter percebido, ao longo deste semestre que já está chegando ao fim (graças a Deus), tivemos que encontrar em textos sobre arquivologia conceitos de Unicidade. Agora está na hora de passarmos nossa análise sobre essa árdua pesquisa.
Bem, já dissemos que a tarefa foi árdua, mas por quê? Simples, não são muitos os autores arquivistas, ou que tratam de arquivologia que possuem publicações em português. Logo a primeira dificuldade que tivemos foi “vamos correr atrás de quem?”. Encontrar três conceitos de autores diferentes por semana foi algo quase impossível. A sorte que tivemos é que estamos ainda na graduação de arquivologia e temos que ler textos para outras matérias e vez por outra “esbarramos” no conceito.
Sentimos muita falta da tradução de textos arquivísticos para o português (não só para procurar os conceitos, mas também em outras atividades ao longo do curso), pois mesmo que estejamos já na universidade nem todos tiveram oportunidade para aprender outras línguas (inglês, espanhol, francês, italiano) o suficiente para ter compreensão total dos textos. Se bem que no espanhol dá até para enrolar um pouco.
Foram essas experiências que tivemos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário